Tipografia e Artes Gráficas na História apresenta fatos, curiosidades, descobertas bem como o desenvolvimento da Tipografia e das Artes-Gráficas através do tempo.
Fronteira entre Uganda e República Democrática do Congo.
Descoberto pelo belga Jean de Heinzelin de Braucourt em 1960.
Estudiosos diz-se tratar de um dispositivo numérico por apresentar colunas com marcações de grupos de números ordenados em pares e ímpares.
Tábua de raízes quadradas que permitia resolver rapidamente equações da forma:
x2 + px = q
x2 = bx +c
x2 + c = bx
Problema encontrado em tabuleta:
Qual é o lado do quadrado, se a área menos o dobro do lado é vinte e quatro?”
Resolução: Como a metade de um é meio, multiplique meio por meio, o que dá vinte e cinco centésimos. Some isto a doze, para encontrar doze inteiros e vinte e cinco centésimos. Este número é quadrado de três inteiros e cinco décimos. Agora some a metade de um a três inteiros e cinco décimos, para descobrir que o lado do quadrado vale quatro. (GUELLI, 1992, p. 20).
Escrita pictográfica que representava sílabas, letras e palavras.
Os hieróglifos eram desenhados em papiros pelos escribas, entalhados em pedra, argila com imagens em baixo e alto-relevo.
Sistema numérico posicional e aditivo.
Criação de Calendário, de 365 dias, 12 meses e mais cinco dias de festa baseado na cheia do Nilo, o que acontecia após a Estrela Sírius se levantar a leste logo antes do Sol.
Potências e raízes quadradas
equação 22 + 22 = k
Tabela de argila em escrita cuneiforme com registros da matemática babilônica.
(George A. Plimpton Collection, Universidade Columbia) - ternos pitagóricos
Papiro de Moscovo / Papiro de Moscou / Papiro de Golenishchev
Proprietário Vladimir Golenishchev.
O paprio encontra-se atualmente em Moscou, no Museu Pushkin.
Método da Falsa Posição.
25 problemas matemáticos grafados com escrita hierática.
Escrita cursiva de traço simples utilizada por sacerdores.
Papiro de Rhind / Papiro de Amósis
Adquirido por Alexander Henry Rhind, de Aberdeen (Escócia) em Luxor, Egito, em 1858.
85 problemas matemáticos: aritmética, frações, áreas, volumes
Escrito por Ahmes???? - ou escrito po Amósis????
Método da Falsa Posição
Frações Unitárias
do British Museu
Equações polinomiais
Tabuleta de argila em escrita cuneiforme com aproximação sexagesimal da raiz quadrada de 2.
A tabuleta foi doada a coleção da Yale Babylonian Collection por J.P. Morgan em 1909.
Otto E. Neugebauer e Abraham Sachs, em 1945, estudaram a tabuleta YBC 7289.
Criação do Alfabeto com 22 (30 ?) sinais representando consoantes.
Segundo alguns estudiosos, os fenícios sintetizaram a escrita cuneiforme, hieróglifos e pictogramas construindo um sistema abstrato de 22 símbolos (caracteres) cujos sons combinados podiam formar palavras e consequetemente frases.
Disco com inscrições pictóricas - ainda não decifrado.
Escrita ainda mais abstrata de desenho simples, utilizada de forma geral e no comércio.
O texto da inscrição é uma declaração de Dario I, escrita três vezes em três alfabetos e línguas diferentes: duas línguas lado a lado, persa antigo e elamita, e babilônio acima delas.
Foi somente em 1598, quando o britânico Robert Sherley avistou a inscrição durante uma missão diplomática na Pérsia por conta da Áustria, que a inscrição reteve a atenção dos estudiosos europeus.
Um oficial do exército britânico, Sir Henry Rawlinson, transcreveu a inscrição em duas vezes, em 1835 e 1843
Período Primitivo (1200 a.C). Escrita traçada a bastão, semelhante a escrita fenícia.
Período Semiprimitivo (800 a.C). Período de transição no desenho das letras, a escrita é feita da esquerda para à direita.
Período Clássico ( 300 a.C). Apogeu da escrita grega e inclusão das serifas dando estabilidade e alinhamento às letras.
As letras gregas tiveram as suas formas retrabalhadas, isto é, representavam o explendor arquitetônico de suas construções com ordem e equilíbrio por meio da geometria, assunto que eles dominavam.
Do alfabeto fenício, com 22 letras, o gregos tomaram 15 e acrescentaram outras novas letras, totalizando 24 e entre elas a criação das vogais.
Os romanos recebem grande influência da cultura grega.
Do alfabeto grego, com 24 letras, o gregos tomaram 18 e acrescentaram outras novas letras, totalizando 25.
Os romandos escreviam as palavras todas juntas, com abreviações, siglas e sem pontuação, posteriormente, passaram a escrever com palavras separadas e com pontuações.
Os romanos possuíam escritas diferentes, a Maiúsculas Imperiais, Maiúsculas Quadrata, Maiúsculas Rústicas e a Letra Uncial.
Suporte para escrita feito a partir de pele de cabra, carneiro ou vitela, também denominado de velino.
Códices/Codex - folhas de pergaminhos costuradas, posteiormente dobradas, formando caderno de oito folhas, facilitando-se assim a leitura dos textos.
Utilizadas na arquitetura: monumetos e fachadas.
Coluna de Trajano
Texto talhado na base de mármore da Coluna Trajano demonstram o ápice da harmonia, beleza, proporção e forma de cada letra, pois até os dias atuais, a letra romana é base de inspiração nos estudo de desenhos de letras elaborados por renomados artistas, designers, pintores, arquitetos, etc, como Albrecht Durer, Leonardo da Vinci.
Exemplos de estudos da estrutura geométrica da letra capital "A" romana.
Incrição trilíngue: grega, demótica e hieróglifa do ano de 196 a.C.
Expedição Napoleônica no Egito, em 1799, descobre a Pedra Rosetta no Porto de Alexandria.
Traduzida por Jean-François Champollion da França em 1822 e Thomas Young da Inglaterra e 1814.
Queda do Império Romano do Oriente pelo turcos-otomanos em Constantinopla.
Invenção do papel por Ts’ai Lun.
Escrita de estilo arredondado utilizada em manuscritos. A uncial era escrita de forma mais rápida por suas letras serem formadas por menos traços. O alfabeto grego influenciou o mundo todo, originando o alfabeto etrusco e o latino.
Selos em forma de carimbos quadrados feitos de pedra sabão cujas extremidades eram entalhada caracteres e na outra animais do signo do zodíaco chinês em relevos.
Pressionando o Shop entintado em uma folha de papel, tinha se então a imagem impressa.
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Prisioneiros chineses ensinam como fazer papel aos povos do Turquestão.
Civilização Árabe domina a tecnologia na fabricação de papel.
O papel propiciou a formação e a disseminação de uma cultura da escrita e do livro nas cidades árabes, que passaram a contar com mercados de livros e grandes bibliotecas.
Os árabes difundem a fabricação de papel, primeiro no norte da África e posteriormente à Espanha, Itália e França.
Xilografia do grego (xylon=madeira e graphein=escrever, gravar), arte de gravar imagens ou letras, na madeira, para posterior impressão manual, em prensa ou impressora.
Carlos Magno, decide uniformizar técnicas de escritas e incube o erudito inglês Alcuíno de York da tarefa.
Alcuíno cria um scriptorium e uma escola da corte para unificar as variações da escrita onde remodelou as letras Unciais para criar a Minúscula Carolíngia.
As letras Carolíngias eram utilizadas com letras maiúsculas romanas, derivando-se o uso de um alfabeto duplo, com o tempo a letra incial do texto eram desenhadas de forma dar grande destaque ao mesmo, originando a letra Capitular.
Pi-Cheng, em formas de ferro, molda caracteres em porcelana.
o rei coreano Tsai Tung mandou fundir tipos em bronze com punções gravadas em madeira de bambu e com as matrizes feitas em areia.
Manuscrito Saltério de Ingeborg com coletâneas de salmos com iluminuras do Massacre dos Inocentes e Fuga para o Egito com o nome da princesa Ingeberg, da Dinamarca, para quem fo feito.
Letra Gótica, também denominada de Back Letter/Letra Preta, surge da demanda por livros menores e mais fáceis de se carregar, então os copistas passar a desenhar letras cada vez mais expremidas, isto é, mais condensadas em uma linha e consequentemente na página de um livro.
A Letra Gótica apresentam seus traços verticais e angulares maciços, de preto intenso, sendo seu acabamento e arremates traços finíssimos.
Letra Gótica francesa - Textura
Letra Gótica Alemã - Letra Fraktur desenhada pelo calígrafo alemão Johann Neudörffer.
Primeiro moinho de papel na vila de Játiva.
Bilblía Moralizada com textos sagrados parciais, pertenceu a Branca de Castela, rainha da França.
Bíblia cujas páginas são compostas de 4 colunas produzidas em velino, suporte de pele de carneiro ou ovelha, duas de texto e duas de iluminuras. Cada coluna de texto contém 4 parágrafos e cada um acompanhado de ilustração com moldura circular.
Stephen Langhton, teólogo e clérigo inglês, a partir do texto da Vulgata – tradução da Bíblia em Latim – de São Jerônimo, fez a divisão dos livros do Antigos e do Novo Testamentos, em capítulos de tamanhos similares, muito parecidos com os que possuímos hoje nas versões impressas. Não se pode deixar de frisar, que nessa época ainda estamos nos referindo a Bíblia manuscrita.
Primeiro moinho de papel - cidade de Fabriano.
A França começa a produzir papel.
Cidade de Munique ou Ramesburgo começa a produzir papel.
Gramática de Hélio Donato impressa em xilografia.
Jan de Printere usa processo de Xilografia para estampar papel.
Ilustração de São Cristovão carregando o Menino Jesus com legenda em letras góticas impressa no ano de 1423.
Lourenço Janszoon, Lourenço Koster/Coster (1370-1440)
Acredita-se de Koster tenha impresso o primeiro livro "Horarium" com tipos móveis de madeira por volta de 1437.
Johann Gensfleisch zur Laden / Johannes Guttenberg (1400-1468)
Invenção do tipos movéis, caracteres avulsos: letras, números, símbolos, etc. que gravados em bloco de madeira ou chumbo e posteriormente rearrumados em uma trama formavam uma matriz de página de livro, periódico, jornal, etc. Utilizando prensa de vinhático poder-se-ia imprimir várias páginas em escala industrial de página impressa contrastando com o trabalho braçal de Copistas.
Guttemberg compôs e imprimiu uma Bíblia em latim de 2 colunas com 42 linhas cada uma em Tipos Gótico Quadrado.
A invenção dos tipos móveis (tipografia) disseminou-se por toda a Europa, possibilitando o aparecimento de novas profissões como a gravadores de letras, impressores, fabricantes de papéis, fabricantes de tintas, distribuidores de livros, tradutores, etc.,
A impressão em série de textos e obras dos mais diversos estudiosos, possibilitou também a disseminação do conhecimento ainda que restrita a camada nobre das populações.
O período compreende o Renascimento, Invenção da Imprensa, Grandes Navegações, Revolução Francesa.
Nicolas Jenson (1420–1480), gravador, tipógrafo e livreiro alemão, é enviado por Carlos VII a Maiança, na Alemanha para estudar a arte de imprimir.
Na Itália, monta uma oficina onde cria o Tipo Romano, cujas letras maiúsculas são inspiradas nas letras capitais romanas e para as minúsculas, na escrita humanista desenvolvida pelos copistas, a escrita carolíngia.
Claude Garamond (?-?) criou o tipo "antigo romano" de grande legibilidade, elegância e simplicidade.
Aldus Manucio (1449/50-1515) impressor veneziano cria o livro de bolso que podia ser transportado facilmente e lido individualmente.
Encomenda ao puncionista Francesco Griffo, (?-?) um tipo de letra mais estreito que pudesse em uma coluna de texto caber mais caracteres.
Griffo cria um tipo ligeiramente inclinado para à direita, o qual teve grande sucesso e passou a ser denominado de "tipo Itálico" "tipo grifado" em oposição ao tipo romano que é um tipo normal, reto, etc.
Robert d´Etiénne (1503-1559), impressor, editor e erudito francês, junta a divisão de capítulos com a divisão em versículos numerados, buscando facilitar ainda mais o estudo das Escrituras Sagradas.
Conhecedor de latim, hebraico e grego, após vários estudos e comparações de antigos manuscritos sagrados e da Vulgata, em 1528, publica a Bílblia a qual ficou conhecida com a Bílblia de Estienne, com tipos romanos, mais fino e de fácil leitura do que os tipos góticos.
A sua obra foi de tamanha importância que passou a ser padrão, sendo imitada por toda a Europa, além da sua estrutura dividida em capítulos e versículos, certas passagens bíblicas eram acompanhadas de notas de rodapé, fornecendo explicações adicionais das passagens bíblicas bem como explicações filológicas das mesmas.
Em 1539 começou a produzir a Bílbia em língua hebraica.
Em 1540 introduz ilustrações xilográficas na Biblía em latim, ilustrações estas baseadas em evidências arqueológicas e em descrições da própria Bílblia.
Bíblia de Genebra com as divisões de versículos e capítulos como ela se encontra até os dias de hoje: 66 livros divididos em Antigo e Novo Testamento – 39 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento –, cerca de 1189 capítulos e por volta de 30 mil versículos com pequenas diferenças entre diferentes traduções e edições da Bíblia.
Martinho Lutero (1483-1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.
Em 1522 é impressa o Novo Testamento em língua alemã, tradução esta realizada por Martinho Lutero.
Conrad Seynheim e Arnold Pannatz fundam Tipografia na Itália tendo uma variação do Tipo Gótico.
Fhilipe Grandjean (?- ?) cria o "tipo romano do rei". Tipo de traços afilados.
Posteriormente o "tipo romano do rei" foi melhorado pelo discípulo de Grandjean, Alexandre e aperfeiçado por Luiz Luce.
Entalha-se a imagem em folha de cobre polida, cobre-se com tinta as cavidades da imagem, limpa-se a tinta fora das cavidades e pressiona-se a folha de papel, assim transferindo-se a imagem.
John Baskerville (1706-1775), ao 41 anos aprende as atividades exercidas em oficina gráfica, porteriormente torna-se impressor, fabricante de tintas e papeis para suas edições. Seus produtos impressos eram de excelente qualidade e direcionada a elite.
Era um excelente desenhista de tipos, mas para gravá-los contratava puncionista profissional.
Após sua morte, todo o seu material gráfico foi comprado pelos Didot, família francesa de impressores.
Guilherme Caslon (1672-1776) gravador, inaugura a primeira fundição de tipos da Inglaterra.
Firmin Didot (1764-1836), gravador, impressor, tipógrafo, membro da 3a geração dos Didot, aos 19 anos, inspira-se nas formas e construções geométricas do Tipo Romano do Rei e cria o Tipo Didot que viria ser uma das fontes tipográficas mais famosas por possuirem serifas extremamente finas e delicadas.
Pierre Didot retoca o "tipo romano do rei" e posteriormente e finalizado por Firmin Didot.
Aloys Senefelder (1771-1834) desenvolve um processo de impressão utilizando bloco de pedra calcárea, a litografia (lithos=pedra e graphia = escrever). O processo consiste fazer desenho invertido sobre a pedra com tinta-graxa, passar solução de ácido nítrico e goma arábica para que o desenho se fixe à pedra,
Inscrição trilíngue: grega, demótica e hieróglifa do ano de 196 a.C.
Expedição Napoleônica no Egito descobre a Pedra Rosetta no Porto de Alexandria.
Traduzida por Jean-François Champollion da França em 1822 e Thomas Young da Inglaterra e 1814.
Godefroy Engelmann (1788-1839) impressor francês, patenteou o processo chamado cromolitografia.
Benjamim Day (1838-1916), impressor americano, inventou tramas reticuladas uniformes sem gradação de tonalidades com as quais aplicadas sobre negativos, por exemplo em desenhos a traço, poderia-se obter efeitos de texturas, efeitos de luz e sombra e de volumes.
No ano de 1959, a indústria Esselte Business Systems, lança diversos produtos como letras, texturas (bendays), símbolos, etc. decalcáveis com a marca Letraset, produtos estes que poderiam ser utlizados na elaboração de artes-finais de projetos gráficos, comunicação visual, desenhos: arquitetônicos, mecânicos, técnicos,
David Bruce (?-?) americano de origem escocesa e com ajuda do mecãnico dinamarquês Brandt inventa a primeira fundidora de tipos.
Giambattista Bodoni (1740-1813), tipógrafo italiano, cria o "Tipo Bodoni" tipo romano na Itália, baseados nos trabalhos de Jenson, Garamond, Baskerville e Didot.
etc.
Giambattista Bodoni (1740-1813), tipógrafo italiano, cria o "Tipo Bodoni" tipo romano na Itália, baseados nos trabalhos de Jenson, Garamond, Baskerville e Didot.
Bodoni publicou e distribuiu pela Europa diversos manuais técnicos sobre tipográfia como forma de promover o seu trabalho e em sua obra Manuale Tipografico são apresentados 196 exemplos do alfabetos latinos, ornamentos e no prefácio escreve os 4 fundamentos básicos para a beleza de um caractere.
Richard Hoe (1812-1886), inventor americano, aprimorou a prensa móvel.
Firmini Gillot
Willian Henry Fox Talbot (1800-1877) em suas experiências com câmara escura, cópias de imagens, consegue reproduzir uma imagem fotográfica de tom contínuo (áreas claras e escuras) interpondo trama reticulada (formada por pontos) entre o negativo dessa imagem e um papel fotográfico de forma que esta imagem seja formada por minúsculos pontos e podendo ser reproduzida em sistemas de impressões como tipografico, offset, rotográfico, flexográfico e outros.
Luiz Adolfo Poitevin (?-?)
Papiro de Rhind / Papiro de Amósis
Adquirido por Alexander Henry Rhind, de Aberdeen (Escócia) em Luxor, Egito, em 1858.
85 problemas matemáticos: aritmética, frações, áreas, volumes, etc.
Escrito por Ahmes???? - ou escrito po Amósis????
Método da Falsa Posição
Frações Unitárias
Fundada por David D. Stempel, a D. Stempel fabricava máquinas fundidoras de tipos, máquinas, equipamentos e acessórios gráficos.
Em 1900, faz acordo com Linotype para fabricação de matrizes para máquinas de Linotipo e vendê-los na Europa.
D. Stempel / Hass
Deberny & Peignot empresa de fundição de tipos
Entre os anos 1920-30 fabrica Tipos Display e Escriturais projetados por Maximilien Vox.
Licencia o Tipo Futura da empresa Alemão Bauer.
Contrata o Designer Adrian Frutger.
Lança o primeiro equipamento de fotocomposição em 1954 com o Tipo Univers de Adrian Frutger.
Francis Thibaudeau (1860-1925), tipógrafo francês, idealiza em 1921, o primeiro sistema de classificação de fontes. A classificação segue as formas com que as bases e as hastes das letras terminam, isto é, o seu arremate, o seu filete, denominado de serifa.
Tipo Bastão - não apresentam serifas.
Tipo Egipciana - apresentam serifas retangulares, quadradas.
Tipo Elzevir - apresentam serifas triangulares.
Tipo Dodot - apresentam serifas com traças finos (serifas filiformes)
Descobriu-se que uma narração trilíngue da vitória de Dário sobre Cambises, decifrada por Fr. Thureau-Daguin da França??? e Otto Neugebauer da Alemanha ?????.
Augusto Foncher (?-?) inventa a Universal - máquina automática que produzia cerca de 80.000 tipos por dia.
Tolbert Lanston (?-?),
observação: em 1900 surgia a Monotipo, uma nova máquina construída por John Bancroft, que moldava as letras de forma individual (fonte: do traço ao digital).
Fonte: Milton Ribeiro
A Fundição Nebiolo de Giovanni Nebiolo, na decáda de 1930, cria um departamento de desing de tipos, sendo diretor o Designer Aldo Novarese de 1952 até 1975.
Carlos Kiestsh (?-?),
Aristóteles (384-322 a.C) observa que a luz ao atravessar um oficício na parede de uma câmara escura produz, na parede oposta, uma imagem invertida do que está do lado de fora do orifício.
Francis Bacon (1267) explica o fenômeno da câmara escura através de lei da Física.
Leonardo da Vinci (1452-1519) é quem faz um descrição mais detalhada dos príncipios da câmara escura.
Davy e Wedegewood (1800) fazem experiências com peles de animais embebidos em nitrato de prata e expondo através de um objeto transparente, a imagem não se fixam por faltar um fixador.
Nicéphore Niépce (1815-1825) faz experiências com chapas de metal e Betume da Judéia.
Fox Talbot (1835) conseguiu sensibilizar papel com cloreto de prata e obter cópias colocando o papel sensibilizado atráz de um negativo.
Daguerre (1837) faz experiências com chapas de cobre polidas com camada de prata expostas a vapores de iodo, formando um camada de iodeto de prata, expostas à luz a imagem então se fixava com vapores de mércurio.
Scott Archer apresenta a sua descobeta, a chapa úmida de iodeto de prata, que ficou conhecida como Colódio de Prata ou Colódium Úmido.
Eastman Kodak fabrica as primeiras chapas secas com Bromureto de Prata e Gelatina, posteriormente são aplicadas em rolos de celulose que utilizados em câmaras mais simples, isto é, câmaras portáteis, dissemina a fotografia ao alcance de todos.
Processo de reprodução fotomecânica de imagens a meio-tom com retícula de vidro interposta entre a lente da máquina de fotogravura e o original.
Jorge Meisenbach
O americano Linn Boyd Benton, da fundição de tipos Benton, Waldo & Co, adaptou o pantógrafo criado por Willian Leavenworth, 1834, para manufatura de tipos de madeira e patenteou o primeiro pantógrafo para gravações de punções.
Tolbert Lanston, (?-?) inventa a Monotipo, máquina fundidora de caracteres individuais.
Ottmar Mergenthaler (1854-1899), desenvolveu uma máquina com teclado de máquina de escrever, acoplada a uma fundidora. O operador digitava o texto, cada caracter digitado acionava concomitantemente o tipo que deslizava no componedor, então o chumbo quente peenchiam o componedor formando-se assim linhas de textos.
Tipos de Madeira passam a ser utilizados nas impressões de placas e cartazes, meios de comunicação para divulgação em grande escala de produtos e serviços.
As letras devem chamar a atenção do público e para isso artistas extrapolam nas formas, pesos e ornamentações.
Ira Rubel (1860-1908), tipógrafo e inventor da impressão off-set (impressão planográfica, impressão indireta)
Sugerido por Washington I. Lundlow e aperfeiçoado por A. Reade, esse sistema é uma combinação de composição manual e fundição.
Populariza os métodos de J.A van de Graaf / Villard de Honncourt de construções de grids para diagramação de página de livro em sua obra A Forma do Livro: ensaio sobre tipografia e estética do livro.
Max Bill (1908-1994) foi um designer gráfico, designer de produto, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico do design, cuja obra o coloca entre os mais importantes e influentes designers do século XX e do século atual, tendo como principal o concretismo.
Seus trabalhos exibiam sua preocupação com a divisão linear do espaço em partes harmoniosas, grids modulares, progressões aritméticas e geométricas.
Máquina semelhante a Linotipo.
The New York Times (?-?),
George A. Plimpton Collection compra de um vendedor de arqueologia Edgard J. Banks um tabela de argila do Séc XVIII a.C. - Babiônia (sul do Iraque - Senkereh - antiga Larsa)
Tabela de argila em escrita cuneiforme com registros da matemática babilônica.
(George A. Plimpton Collection, Universidade Columbia) - ternos pitagóricos
Empresa fundada no Brasil com participação societária da empresas alemãs D. Stampel/Hass.
Chester Calson (?-?) desenvolve a eletrofotografia e posteriormente vende a patente para Xerox Corporation.
1 geração
2 geração
3 geração
Fotocompositora Photon (Lumitype)
Fotocompositor Intertype.
Richard March Hoe (1812-1886) inventor americano, aprimorou a prensa móvel.
Fotocompositora Diatype
Fotocompositora Diatronic
Maximilien Vox (?-?) tipógrafo e educador francês estabelece outra classificação de fontes tipográficas.
Humanistas - com serifas humanistas
Garaldinas - com serifas garaldinas (Garamond + Aldo)
Reais - com serifas reais
Didônicas - com serifas didônicas (Didot + Bodoni)
Mecânicas - com serifas mecânicas
Lineais - sem serifas
Incisas - com serifas incisas
Manuais - desenhadas a mão
Escriturais - letras cursivas
Aldo Novarese (?-?) tipógrafo e designer de tipos italiano estabelece a seguinte classificação de fontes tipográficas.
Lapidares -
Medievais -
Vênetos -
Transicionais -
Bodonianos -
Ornamentados -
Egipcianos -
Lineares -
Fantasia -
Escritos -
A indústria Esselte Business Systems, lança diversos produtos como letras, texturas (bendays), símbolos, etc. decalcáveis com a marca Letraset, produtos estes, utilizados na elaboração de artes-finais de projetos gráficos, comunicação visual, desenhos: arquitetônicos, mecânicos, técnicos, etc.
Fronteira entre Uganda e República Democrática do Congo.
Descoberto pelo belga Jean de Heinzelin de Braucourt em 1960.
Estudiosos diz-se tratar de um dispositivo numérico por apresentar colunas com marcações de grupos de números ordenados em pares e ímpares.
Centro de pesquisas da Companhia Xerox onde foram desenvolvidos:
PC - Computador Pessoal;
interface gráfica para computador;
mouse;
diagramação de texto;
software de criação de imagens.
Steve Jobs (Appel) visita o PARC e fica conhecendo essas novidades tecnológicas desenvolvidas pela Companhia Xerox.
O designer Hermann Zapf (?-?) cria a Fonte Digital Marconi.
A fonte é preenchida por pixels, ou seja, ela é a primeira Bitmap font.
A Companhia Xerox lança o computador Alto.
A Companhia Kodak desenvolve o primeiro protótipo de câmera fotográfica digital, com receio de perder mercado de fotografia convencional, engaveta o seu lançamento e posteiormente perde mercado.
Software para desenvolver fontes digitais.
Thomas Knoll, estudante da Universidade de Michigan, cria um software para abrir e apresentar arquivos gráficos em um computador Apple Macintosh Plus.
Incentivado pelo seu irmão John Knoll, supervisor de efeitos especiais na George Lucas`Industrail Light and Magic Company, uma companhia de cinema, Thomas acrescenta diversos recursos de edição de imagem.
A Adobe abraça a ideia da criação de Thomas e junto com o seu irmão John e com a supervisão de Steve Guttman nasce o Photoshop, software para criar, editar, manipular imagens digitais; imagens digitalizadas de escaners, imagens de câmeras fotográficas, imagens de câmeras de vídeos ou de telefones celulares.
A Companhia Xerox lança o computador Xerox Star.
Computador pessoal com interface gráfica e mouse para ser vendido ao mercado doméstico, porque até então, as indústrias achavam que seria mais um brinquedo tanto para as crianças quanto adultos.
Observação: Steve Jobs (Apple) visita o PARC - Palo Alto Reserch Center e fica conhecendo das novidades tecnológicas desenvolvidas pela Xerox no que viria ser um PC - Computador Pessoal.
A Companhia Xerox lança o computador DayBreak.
Adobe
Paul Brainerd (1947-), programador, empresário e um dos fundadores da Aldus Corporation. Lançou o Aldus PageMaker, o primeiro software de editoração eletrônica para Sistema e computadores Apple Macintosh e para Sistema Windows em IBM-PC.
Cria o termo Deskto Publishing (Editoração em cima de uma mesa).
Fonthaus
FontFont
FontShop
MyFont
Tim Berners Lee, Físico britânico, cientista da computação e professor do MIT, diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web.
Criou um software de hipertexto, isto é, programa em que é possível por meio de rede de computadores visualizar imagens estáticas, imagens em movimento, textos e audio instantaneamente por meio do HTTP (Hiper Text Transfer Protocol) e da linguagem HTML (Hiper Text Markup Language).
Gi Fuga (?-?) ......
Unciais -
Novos Transicionais -
Geométricos -
Novos Lapidares Incisos -
Lineares Lapidares Modulados -
Lineares com contraste -
Lineares Quadrados -
Despedaçados Estencil -
Datilográficos -
Computadorizados -
Extra-Latinos -
Não-Latinos -
Serviço mais popular da Internet onde são disponibilizados diversos tipos de informações e conteúdos multimídia em tempo real em páginas virtuais organizadas em WebSites.
A World Wide Web é como uma gigantesca lista telefônica, enciclópedia e dicionário juntos que pode ser acessada remotamente por meio de sofwares navegadores que interpretam as linguagens HTML, CSS, JavaScript e outras.
Software para desenvolver fontes digitais.
Autor: Ricardo Silva - maio/2021
FARIAS, Priscila Lena. Estudos sobre tipografia, letras, memória gráfica e paisagens tipográficas - Tese de livre docências. Universidade São Paulo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2016.
CARRAMILLO NETO, Mário. Contato imediato com produção gráfica. São Paulo: Global, 1987.
RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Editora Ática, 1987.
RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasilia: Sóbrindes Linha Gráfica e Editora. 1983.
SANTOS, Maria das Graças Proença do. Hisória da Arte. São Paulo. Editora Árica., 1996
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